O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Partido Novo), sancionou nesta quarta-feira, 7, a lei que insere oficialmente no calendário estadual o Dia do Heavy Metal de Minas Gerais. A data será comemorada anualmente em 1º de novembro e reconhecida como marco cultural do estado.
A norma, resultado do Projeto de Lei nº 3.388/2025, de autoria do deputado estadual Professor Cleiton (Partido Verde), foi aprovada pela Assembleia Legislativa e já está publicada no Diário Oficial.
“Belo Horizonte é amplamente reconhecida como berço do heavy metal brasileiro. Tendo sido o palco do surgimento de bandas pioneiras e influentes como Sepultura, com outras grandes bandas, isso na década de 1980. Além de outras que surgiram depois”, justificou o Professor Cleiton em nota publicada no site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
A lei não cria feriado nem ponto facultativo, mas abre espaço para que atividades culturais e educativas, como shows, exposições e debates, sejam realizadas ao longo de todo o mês de novembro.
Por que dia 1° de novembro?
A escolha do dia 1º de novembro é carregada de simbolismo para os fãs. A data marca o lançamento do álbum Morbid Visions (1986), do Sepultura. O disco produzido em Belo Horizonte, na famosa Cogumelo Records, é considerado um marco no metal mundial, especialmente nas vertentes death e black metal.
O Professor Cleiton explicou: “O lançamento ocorreu na lendária loja e gravadora Cogumelo Discos e Fitas, em Belo Horizonte, marco histórico que consolidou a cidade como um dos principais centros do metal extremo no cenário global. Esse álbum não apenas colocou o Sepultura no mapa do metal mundial, mas também ajudou a definir o som e a identidade do metal brasileiro, influenciando bandas e fãs ao redor do planeta”.
Belo Horizonte é historicamente apontada como um dos principais polos do heavy metal brasileiro e latino-americano, graças à influência de bandas como Sepultura, Overdose e Sarcófago. “A proposta busca valorizar e promover a cultura do heavy metal no estado. Além de reconhecer a importância histórica, cultural e social desse gênero musical para Minas Gerais, em especial para Belo Horizonte. A cidade que se consolidou como um dos principais polos do heavy metal na América Latina e no mundo”, ressaltou o Professor Cleiton.

2 Comentários
Boa!viva o metal!
ResponderExcluirAno Que vem tem comemoração!
ResponderExcluir